Linha Pedagógica: Valorização do Ser, sendo que aprender é sinônimo de alegria.

Missão: Oferecer Educação Infantil à crianças de 1 a 5 anos através das propostas pedagógicas baseadas nas necessidades e curiosidades das crianças, indissociando o cuidar e o educar e complementando a ação da família; e os projetos sociais visam proporcionar, às crianças e adolescentes atendidos, condições para inserção social, cultural, esportiva e comunitária contribuindo para sua autonomia.

26 de maio de 2011

Unidade Costa e Silva

As professoras Silvia, Mariel e Helen realizaram diversos momentos para a turma do Maternal I com o projeto " Descobrindo o mundo através das sensações". O projeto tem como objetivo explorar os cinco sentidos, já que a turma está sempre em busca de novos objetos, texturas, cores e sabores.
Na semana que passou, realizaram três atividades muito significativas; a primeira foi descobrir o brinquedo na gelatina. Nessa atividade além de explorar o tato, muitas crianças aguçam o paladar. Após encontrar o brinquedo, as crianças o levavam à boca para sentir o gostinho da gelatina, alguns preferiram ficar só saboreando a gelatina e nem se importaram com o brinquedo.
A segunda atividade, foi a manipulação de bolinhas gel. Em um pote as professoras colocaram várias bolinhas e as crianças tinham que manipular, sentir a textura macia e ao mesmo tempo escorregadia. No início as crianças ficaram com receio de tocar, pelo aspecto gelatinoso, mas com o estímulo das professoras foram tocando, depois todos queriam até colocar os pés dentro do pote.
A última atividade da semana, foi a experimentação da água morna. As crianças colocavam os pés dentro do pote para sentir a temperatura, as professoras registravam atentamente com fotos as expressões das crianças; ao embalo da música "O sapo não lava o é", adaptada com o nome das crianças, as crianças queriam entrar no pote para tomar banho ou simplesmente molhar o amigo ao lado.

Professoras...
"Há um mundo a ser descoberto dentro de cada criança. Só não consegue descobri-lo quem está encarcerado dentro do próprio mundo". Augusto Cury
Parabéns pelo maravilhoso trabalho com as crianças!!!
Gislaine C. dos Passos

17 de maio de 2011

Núcleo de Pesquisa em Educação Infantil

O NUPEI é um grupo de estudo para os professores e funcionários da instituição. O principal objetivo é estudar e compartilhar experiências dentro do foco: Educação Infantil. Os encontros acontecem mensalmente, aos sábados de manhã.
Este ano o tema principal do estudo é o Projeto "Espaços temáticos-um novo olhar para a educação da primeira infância", que será implantado em breve na Unidade Sofia e posteriormente nas outras unidades. Dentro deste mesmo tema, estudaremos também sobre a infância, direitos crianças, salas temáticas e múltiplas linguagens.
" Professores fascinantes transformam a informação em conhecimento
e o conhecimento em experiência".
Parabéns a todas as participantes pela dedicação!!!
Carinhosamente, Gislaine.

3 de maio de 2011

ANTES DE SER MÃE...

Eu fazia e comia os alimentos ainda quentes Eu não tinha roupas manchadas, tinha calmas conversas ao telefone
Eu dormia o quanto eu queria, nunca me preocupava com a hora de ir para a cama Eu limpava minha casa todo dia Eu não tropeçava em brinquedos e nem pensava em canções de ninar Nunca fiquei gloriosamente feliz com uma simples risadinha Nem fiquei sentada horas e horas olhando um bebê dormindo
Não conhecia esse laço que existe entre a mãe e a sua criança E não imaginava que algo tão pequenino pudesse fazer-me sentir tão importante. Eu nunca me levantei à noite toda , cada 10 minutos, para me certificar de que tudo estava bem Nunca pude imaginar o calor, a alegria, o amor, a dor e a satisfação de ser uma mãe Eu não sabia que era capaz de ter sentimentos tão fortes. Autor: Silvia Schmidt

FELIZ DIA DAS MÃES!!!! Carinhosamente, Família Querubins.