Linha Pedagógica: Valorização do Ser, sendo que aprender é sinônimo de alegria.

Missão: Oferecer Educação Infantil à crianças de 1 a 5 anos através das propostas pedagógicas baseadas nas necessidades e curiosidades das crianças, indissociando o cuidar e o educar e complementando a ação da família; e os projetos sociais visam proporcionar, às crianças e adolescentes atendidos, condições para inserção social, cultural, esportiva e comunitária contribuindo para sua autonomia.

25 de maio de 2012

Atividades Meio Ambiente

No dia 18/05/2012 na Unidade do Jardim Sofia as turmas do 2º período apresentaram uma música e uma história para as outras crianças do CEI. A turminha integral contou a história da Nuvem triste, mostrando a todos que cada parte de nosso meio ambiente tem seu papel e importância. Já a turma do período vespertino, cantou a música Natureza com máscaras de animais, despertando atitudes de conscientização.



 







Na Unidade do Costa e Silva para trabalhar a conscientização ambiental a turma do 1º período realizou uma peça teatral para as demais crianças do CEI. Elas apresentaram a peça “Incêndio na Floresta”, e as turmas dos maternais confeccionaram o mural da floresta. O teatro relata um grande incêndio, onde os animais desesperados pediam ajuda para os pássaros que podiam pegar a água com seu bico para apagar o fogo. E depois que o incêndio estava resolvido viveram livremente pela floresta, cuidando e preservando o nosso Meio Ambiente.






17 de maio de 2012

Projeto " Comer, Comer é o melhor para poder crescer"

Uma boa alimentação é de vital importância ao bom desenvolvimento físico e intelectual das crianças. Durante as refeições percebeu-se que algumas crianças não estavam se alimentando adequadamente, devido a questões relacionadas ao meio social, família, ou a influência da mídia.


Pratos com carinhas para incentivo



    Brincando de feira
Café da manhã com derivados de leite









Pensando nisso, e na observação de que há dificuldades, das crianças em geral, na experimentação de novos alimentos, este projeto visa levar o conhecimento do efeito que o alimento produz no nosso organismo e incentivar as crianças a experimentarem novos alimentos e comerem comida saudável para ter energia para realizar todas as suas atividades diárias.

8 de maio de 2012

Atividades ambientais - Mês de Abril

Unidade Costa e Silva
A educação ambiental deve estar presente em todos os níveis educacionais, com o objetivo de atingir todos os alunos em idade escolar. 
Por isso, faz-se necessário que desde a Educação Infantil os professores possam desenvolver projetos que trabalhem com conceitos e conhecimentos voltados para a preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais.
Foi com esse objetivo que trabalhamos com o maternal II alguns conceitos voltados para a reutilização de materiais e o destino correto do lixo para que esse possa ser reaproveitado quando possível. Inicialmente, as crianças ajudaram a confeccionar lembrancinhas com garrafas pet que serviram de cestinhas de Páscoa. Também trabalharam com as cores das lixeiras. Pintaram cartolinas com as cores verde, vermelho, azul e amarelo e depois colaram os materiais recicláveis correspondentes em cada cor.
Outra atividade realizada teve relação com os cuidados necessários com as plantas. Plantamos em nossa horta, mudas de morango. As crianças puderam regar e aprender um pouco mais sobre os cuidados que devemos ter com as mesmas.



Com a turma do Maternal – I foi trabalho a higiene bucal estimulando os bebês desde cedo a ter uma boca saudável. Para essa atividade a professora conversou com as crianças na roda de conversa explicando para que serve a nossa boca e a nossa língua, e sempre focando na escovação dos dentes após as refeições. Para as crianças entenderem melhor o funcionamento bucal, elas confeccionaram uma boca gigante. 
Através desses materiais proporcionamos as crianças o contato e a conscientização da utilização dos materiais recicláveis, estimulando a criatividade e a imaginação.
Aproveitaram o momento e lembraram sobre os cuidados que devem ter com os seres vivos que fazem parte do nosso meio ambiente. Alimentaram o coelhinho, ofereceram água e deram muito carinho para ele! Mas para a surpresa das crianças, o coelho adorou as alfaces que estavam sendo cultivadas na horta e acredite, ele comeu tudo!
O coelhinho comeu também algumas folhas de couve da horta, com as folhas que sobraram as crianças fizeram a impressão com tinta guache, percebendo as características e formas das folhas, além disso, aprenderam sobre a importância dos vegetais para a nossa saúde e para os coelhinhos!





Semearam sementes de salsinha, e agora já estão prontas para o replantio. Utilizaram caixas de leite vazias para o replantio, cada criança recebeu um vaso com as mudinhas de salsinha para cuidar em casa e utilizar de diferentes formas: em saladas, sopas, molhos etc.

Unidade Jardim Sofia
As atividades de meio ambiente desenvolvidas pelo Maternal I foram relacionadas à reutilização de materiais.  As crianças, com ajuda da professora confeccionaram brinquedos utilizando materiais alternativos e reaproveitados. Desta forma, também puderam compreender um pouco sobre o desperdício de materiais.  A primeira atividade foi a construção de comedouros para pássaros, a turma pintou com tinta guache caixas de leite, após a secagem a professora fez o retoques finais e com a participação da turma penduraram em nossa instituição os comedouros com frutas e alpiste. Com essa atividade as crianças também tiveram a oportunidade de apreciar e observar elementos da natureza, como: as árvores e os pássaros.
Outra atividade realizada com essa turma foi a construção de móbiles com garrafa pet para sala, no qual exploraram e manipularam suportes gráficos diferenciados, espessuras e texturas.  As crianças utilizando cola colorida, pintaram garrafas pet e após a secagem a professora cortou as garrafas em várias partes formando um móbile de flor. 
O Maternal II integral construiu um jogo com garrafa pet, o boliche. Com a atividade, as crianças conseguiram perceber as quantidades utilizando um material concreto realizando a contagem e também visualizaram os numerais de 1 a 6. As crianças participaram pintando as garrafas. A ideia da atividade partiu da importância de se trabalhar o lúdico na educação infantil, pois ele manifesta a forma como a criança está organizando sua realidade e lidando com suas possibilidades, limitações, conflitos e regras, além disso, trabalha-se com a matemática de forma prazerosa e significativa.
A turma do Maternal II vespertino neste mês fez instrumentos musicais, para em outro momento ser montado um Canto da música. As crianças confeccionaram tambores com pote de sorvete, Ganzá com cabaça e também enfeitaram móbiles com cd antigos para pendurar na sala.  Assim como o maternal, essa turma está sendo estimulada nas áreas de habilidades manuais: pintura, recorte, rasgadura, essas atividades são voltadas para a participação coletiva e o reconhecimento e manipulação de diversos materiais.
Essa atividade teve como objetivo principal a conscientização quanto a materiais que muitas vezes não são reaproveitados, mas também interpretar expressivamente sons musicais através dos instrumentos e compreender que a linguagem musical pode ser usada como uma forma de expressão.

O 1º Período explorou a seleção de materiais para a reciclagem e pôde compreender a importância de evitar o desperdício de materiais que utilizamos no nosso dia a dia. A turminha, acompanhada da professora foi até as nossas lixeiras recicláveis e com uma roda de conversa e observação conheceram quais materiais podemos reutilizar e qual a cor da lixeira correta para o descarte. Com essa atividade as crianças também puderam identificar as cores, explorando assim a matemática, além da linguagem escrita que aparece em cada lixeira.  
Outra atividade desenvolvida foi a confecção de bonecos com materiais reaproveitados. As crianças confeccionaram bonecos com garrafa pet, para explorar o corpo humano, já que a turma apresenta muita curiosidade em relação ao tema. 

Para fazer o corpo utilizaram garrafa pet, os olhos as tampinhas da garrafa e os cabelos retalhos de papel crepom. A partir dessa atividade, a as crianças identificaram as partes do corpo, além de explorar a conscientização de reaproveitar.
Outra atividade com reutilização de materiais foi o quebra-cabeça com caixas de leite. As crianças estão na fase de descobertas em relação ao seu corpo e do outro, por isso, a importância de desenvolver com as crianças jogos em que reconheçam as partes do corpo. Este tipo de jogo também tem a função de aperfeiçoar as habilidades manuais com gestões de encaixe.
A turma pintou várias caixas de leite com tinta guache e após a secagem a professora colou partes de um boneco representando uma pessoa, cada caixa ficou com uma parte do corpo humano.
Neste mês também, a professora criou um porta copos para sua turma, pois percebeu que as crianças utilizavam muitos copos descartáveis por dia, assim todos os dias recebem um copo novo e ao final do dia é descartado no lixo reciclado.
O 2º Período vespertino também desenvolveu mais atividades relacionadas ao meio ambiente, essas foram planejadas de acordo com o projeto de sala “Brinquedos e Brincadeiras”.
Com auxílio dos pais, as crianças trouxeram várias garrafas pet e conseguiram confeccionar dois jogos para a turma.
Os jogos foram escolhidos com a intenção de resgatá-los, pois muitas crianças não conheciam.  Para construir o Bilboquê, as crianças receberam as garrafas cortadas e coloriram com tinta, para fazer as mosquinhas cada criança desenhou com lápis de cor em uma folha sua mosca e colou na tampa da garrafa. 
No jogo do Boliche as crianças pintaram as garrafas com cola colorida e depois a professora escreveu os numerais. Com o jogo a criança vive a interação com seus pares na troca, no conflito, no surgimento de novos pensamentos, e constroem novos significados com essa interação, conquistando relações sociais.

O 2º Período integral, neste mês fez sacolas permanentes de frutas. Cada criança ganhou uma sacola feita de tnt e recebeu como tarefa enfeitá-la com cola colorida. Na quarta-feira, que é o nosso Dia da Fruta, cada criança recebeu a tarefa de trazer uma fruta diferente de sua casa. Com as frutas trazidas, a professora montou uma verdureira na sala e as crianças utilizando sua sacola permanente fizeram suas compras de frutas.
Essa atividade foi muito significativa para a turma, pois explorou vários eixos norteadores da nossa proposta pedagógica. Além de desenvolver a consciência em relação ao desperdício de materiais, como as sacolas plásticas, a turma pode adquirir hábitos mais saudáveis. Durante a compra de frutas, cada criança além de escolher uma fruta de sua preferência para comer, tinha que pagar pela sua compra utilizando dinheiro (cédulas sem valor). Com essa atividade, as crianças passaram a ter noção da moeda que utilizamos e o quando essa é importante e necessária na nossa sociedade. Finalizando, o meio ambiente não é visto apenas como a natureza intocada, um pedaço da Terra onde o ser humano é separado da natureza, mas como qualquer espaço, mesmo onde há a interação com o ser humano, suas modificações ao meio, sua cultura, ou seja, meio ambiente é tudo o que está a nossa volta, por isso, é preciso preservá-lo e cultivá-lo.

 ESPAÇO: MINHA NATUREZA, MEU AMBIENTE!

Antes era assim....


 E agora, com a reforma... Está assim!!! Maravilhoso!!!

 Visão geral do espaço.
 Trilhas...
 Hotel de pássaros...

Ainda faltam alguns detalhes que logo serão concluídos!!!