30 de junho de 2010
29 de junho de 2010
OS CONTOS DE FADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Para dar início a um projeto, precisávamos observar as crianças, incentivá-las com temas e materiais diversos, para então escolher algo que realmente fosse significativo para a turma.
Com as crianças da turma do Maternal II não foi diferente. Desde o início do semestre observamos o interesse e a curiosidade por histórias, o encantamento em folhear os livros de literatura infantil dispostos na sala, a maneira que recontavam as histórias entre eles. Não tínhamos dúvidas, nosso projeto para o primeiro semestre com a turma do Maternal II, seria trabalhar com os Contos de Fadas. Apesar de serem pequenos, sabíamos que a literatura, de um modo geral, tem um papel muito importante para as crianças.
As crianças utilizam sua imaginação na hora de contar histórias e através das figuras contam a história utilizando a criatividade, imitando os personagens, e isso permite que a criança desenvolva sua linguagem oral e a expressão corporal.
Muitos foram os momentos de faz-de-conta com a turma. Trabalhamos diversas histórias, algumas eram contos tradicionais, outros contemporâneos, além de diversos gêneros da literatura infantil, mas o interesse foi observado em todas.
O nosso objetivo no início do projeto era contar a história (utilizando recursos – fantasias, ou apenas o livro) e depois trabalhar a história, realizando alguma atividade que pudesse de certa forma, materializar de forma concreta aquele momento.
Com as atividades realizadas, confeccionamos um livro gigante de histórias da turma. Quando o livro ficou pronto, a alegria das crianças era contagiante, a cada página a satisfação pelo trabalho realizado era maior.
Todos esses momentos proporcionaram grande desenvolvimento na turma no que diz respeito à afetividade, oralidade, relacionamento com o grupo, participação, motivação e interesse por leituras.
Professoras:
Mônica Heloisa Pabst;
Luciana Bossy Demétrio