Iniciamos nosso estudo com a sondagem sobre o tema: “Espaços Temáticos”, fazendo questionamentos sobre o que o grupo pensa em relação ao assunto: Como trabalhar? O que esperam? Sempre valorizando a criança num todo? Baseado nas discussões percebeu-se que o papel da escola e do educador é fazer com que o espaço respeite as dimensões corporais, individuais, cognitiva e afetiva das crianças, compreendendo que essas crianças são seres sociais, culturais e históricos concretos.
Para fundamentar este estudo, o grupo leu e refletiu sobre um a capítulo “Espaços Educacionais e de Envolvimento Pessoal” do Livro “As cem linguagens da criança – A abordagem de Reggio Emília na Educação da primeira infância”.
Podemos perceber que a interação da criança com o ambiente se dá por meio da observação e da exploração desses espaços, incluindo tudo o que está contido nele. O educador deve manter-se em contato direto com a criança, para poder observar mais detalhadamente se o espaço e o material oferecido está sendo do interesse da turma ou se está de acordo com a faixa etária. É essencial que o espaço físico, os brinquedos, as mobílias, passem por constantes modificações, incluindo a participação das crianças na construção e organização do ambiente.
Há diversos espaços que podem ser construídos pelo educador, basta usar a imaginação, entrar no mundo no faz-de-conta e deixar que a criança explore esses ambientes, fazendo também com que ela crie outros espaços. Neste sentido, o ambiente deve ser significativo para as crianças, valorizando suas potencialidades e saberes, desta forma o espaço deve permitir a criança ser criança.
NUPEI - Núcleo de Pesquisa em Educação Infantil.
Que belo texto professoras...
ResponderExcluirIsso mostra a preocupação de vocês em tornar o espaço, em que a criança passa a maior parte do seu dia, mais atrativo.
Mostra que precisamos inovar e fazer o diferente, tornando a escola mais significativa, cheia de descobertas e surpresas.
Parabéns
Um abraço
Juli