Para este ano a nossa meta é enorme, implantaremos o tão sonhado projeto “Minha natureza, Meu ambiente!, uma extensão do nosso querido projeto ambiental “Cultivando sementes, aprendendo a preservar a vida”, que possibilitará novos conhecimentos para as crianças a cerca do meio em que vivemos.
As aulas normais das crianças iniciaram dia 01 de fevereiro e desde então algumas atividades foram realizadas já enfatizando as ações do projeto, contudo, são atividades mais simplificadas, pois ainda tudo é muito novo para as crianças que iniciaram a pouco na rotina do CEI.
As atividades foram pensadas de acordo com a maturidade da turma ou até mesmo uma necessidade observada pela professora durante o período de adaptação, que ocorreu nas duas primeiras semanas de aula. Percebemos que é muito forte, neste primeiro momento, atitudes de desrespeito ao meio comum, isso porque muitas crianças são novas na instituição, ou por estarem em casa em período de férias, não tem a supervisão adequada em determinados momentos em que é necessário observar o que está sendo realizado, como jogar o papel no lixo ou fechar a torneira ao terminar de utilizá-la.
Pensando nisso, as professoras proporcionaram momentos de atividades e trocas entre as crianças, visando a conscientização nas pequenas atitudes.
As professoras do Maternal I: Mônica, Pamela e Josi, sentiram a necessidade de reaproveitar caixas de leite, pois, observaram que este item é muito utilizado no CEI, e mesmo sendo descartadas no local indicado, poderiam ser úteis em atividades com as crianças. Então, irão confeccionar móveis para brincar de casinha, como: mesinha, cadeirinhas e sofás.
Este é um processo que demanda algum tempo, então, as professoras deram início realizando a higienização das caixas, e com a ajuda das crianças amassaram jornal e revistas e encheram as caixas de leite. Esta atividade ainda está em andamento, e será concluída no decorrer do mês.
Já a turma do Maternal II, com as professoras: Francelina, Edina e Tatiane, desenvolveu atividades buscando conscientizar a turma sobre atitudes que vem ocorrendo no dia a dia. Ao observar as crianças realizando sua higiene, como: lavar o rosto, mãos ou escovar os dentes, as professoras perceberam que muitas folhas de papel eram desperdiçadas e que as crianças ainda não sabiam utilizar corretamente este material descartável. Então, através do lúdico, as professoras conseguiram disseminar atitudes e mudanças no comportamento das crianças.
Para iniciar a atividade, a professora Francelina vestiu-se de Chapeuzinho Vermelho e conversou com a turma, estimulando-os a fazer a higiene de maneira correta, de forma que atenda as necessidades fisiológicas e não desperdice nenhum material. Este não é um trabalho de apenas um dia, mas de uma ação constante, diária, que requer atenção tanto das professoras quanto das crianças envolvidas no processo, pois as crianças são pequenas demais, e de um dia para o outro esquecem o que aprenderam, por isso, é necessário pontuar cada ação em todos os momentos que estas são realizadas, enfocando a sua importância para o bem comum.
Num segundo momento, as professoras deram continuidade nesta atividade levando para a sala de aula bonecas em banheiras com água e todas as crianças ajudaram a lavá-las e secá-las. Neste momento as crianças começaram a compreender o seu papel dentro do meio ambiente, o seu corpo como parte deste meio, e que é necessário conhecer o seu corpo para que certas atitudes sejam realizadas sem imposição, mas naturalmente. A reação com esta atividade fica evidente sempre que as crianças vão ao banheiro, pois, lembram-se da conversa com a Chapeuzinho Vermelho e vigiam suas atitudes.
Outra atividade desenvolvida foi com a turma do 1º Período. Com o auxilio da professora Luciana, as crianças construíram um texto coletivo sobre o Meio Ambiente. Neste momento muitos comentários sobre os cuidados que devemos ter com a natureza surgiram, e além de desenvolver hábitos de cuidados com o meio em que vivemos, a concentração e a criatividade também foram explorados através dessa atividade.
As linguagens: oral e escrita são ferramentas indispensáveis em atividades deste cunho, pois, as crianças por serem tão pequenas, se apegam ao falar do professor e também ao visual: textos, embalagens, gravuras, fotografias etc, isso viabiliza o entendimento de conceitos que na maioria das vezes são muito difíceis para as crianças, pois, se há muitos adultos que não conseguem compreender a importância deste tema, imaginem as crianças que ainda estão dando os seus primeiros passos.
Já a turma do 2º Período trabalhou a economia de alguns materiais e os adultos também terão a possibilidade de desenvolver o consumo consciente, pois as crianças com a ajuda da professora Leide confeccionaram cartazes informativos para expor nos espaços do nosso Centro de Educação Infantil. Para iniciar, a professora realizou uma roda de conversa com a turma sobre algumas ações que realizamos no dia-a-dia e quais mudanças poderíamos fazer para ajudar nosso planeta.
Decidiram então que se fecharmos a torneira ao escovar os dentes, apagar a luz e desligar o ventilador ao sair de um ambiente e utilizar somente o papel toalha necessário para secar as mãos estaríamos fazendo a nossa parte por um mundo melhor.
Cada criança ficou responsável em ilustrar alguma dessas ações e com a ajuda da professora também escreveram a legenda do desenho. No fim dessa atividade todos ajudaram a distribuir os cartazes com informações nos espaços do CEI, seja colando-os ou explicando a sua finalidade para as pessoas.
Estas são atitudes simples, que se originam de um dia-a-dia observado com cautela, precisamos começar com conceitos simples e aprofundar aos poucos novas maneiras de comportamento e atitudes necessárias para termos perante o meio. Acreditamos que o nosso projeto agregará muito significado na vida de cada criança, da menor que se encantará vendo os passarinhos nas árvores, a maior criança que poderá observar o crescimento da planta ou as células da casca da cebola utilizando um microscópio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário