Linha Pedagógica: Valorização do Ser, sendo que aprender é sinônimo de alegria.

Missão: Oferecer Educação Infantil à crianças de 1 a 5 anos através das propostas pedagógicas baseadas nas necessidades e curiosidades das crianças, indissociando o cuidar e o educar e complementando a ação da família; e os projetos sociais visam proporcionar, às crianças e adolescentes atendidos, condições para inserção social, cultural, esportiva e comunitária contribuindo para sua autonomia.

11 de abril de 2012

Minha natureza, meu ambiente! ATIVIDADES DO MÊS DE MARÇO

Unidade Jardim Sofia

Com o passar dos dias, as professoras foram adaptando maior quantidade de atividades ambientais em seu planejamento e no cotidiano das crianças, como a confecção das sacolas permanentes para o dia da fruta nas turmas do Maternal I e 2º Período.

O intuito é estimular uma alimentação saudável e o consumo de frutas, já previsto no Regimento Interno da Instituição. Esse dia especial acontece uma vez por semana e cada criança traz uma fruta de sua preferência, neste dia a professora da turma é responsável em preparar uma atividade diferenciada que estimule o consumo de tipos variados de frutas. Este dia é muito importante para que as crianças reconheçam a importância dos diferentes alimentos para a nossa saúde, assim como adquirir hábitos saudáveis.

As sacolas de frutas das turmas do 2º Período foram confeccionadas com a participação das crianças, a professora antecipadamente costurou sacolas feitas de TNT e as crianças enfeitaram fazendo desenhos com cola colorida. Já na turma do Maternal I as professoras confeccionaram as sacolas e colocaram imagens de frutas coloridas para chamar a atenção das crianças, estimular a linguagem visual e aumentar o repertório de imagens, já que nessa faixa etária os estímulos são essenciais para um maior desenvolvimento cognitivo, assim além do estímulo em trazer a fruta no dia específico, economizam-se sacolas descartáveis, nas quais antes eram trazidas as frutas.

O Maternal II – período integral construiu um brinquedo utilizando um material alternativo e que muitas vezes em nossas casas não reaproveitamos e descartamos no lixo. Cada criança ficou responsável em trazer de casa uma caixa de sapato vazia e que não utilizavam mais.

A partir de uma música infantil, com o tema “carro” as professoras iniciaram a atividade e construíram com as crianças um carrinho utilizando a caixa de sapato. Quando o brinquedo ficou pronto, todos puderam se divertir muito, as crianças carregaram em seus carros peças de montar, pedrinhas, enfim, diversos materiais.

A turma do Maternal II – período vespertino no Dia Mundial da Água, que é comemorado dia 22 de março, conheceu algumas funções e a importância da água em nossa vida. A turma assistiu a um vídeo (desenho animado), neste vídeo o personagem apresentou de forma lúdica e divertida todos os estados da água e as funções que a água tem para os seres humanos.

O 1º Período neste mês aprendeu a observar e apreciar elementos da natureza, através de uma atividade desenvolvida em sala. A professora iniciou a atividade com uma roda de conversa, levantando o conhecimento prévio das crianças e apresentando os componentes que formam uma paisagem, como rios, árvores, mar. Também na roda de conversa, discutiram sobre atitudes de cuidado com o ambiente e desperdício de materiais. Foi uma atividade significativa, pois a turma pode expor suas idéias, relatar situações já vividas e apropriaram-se de novas palavras.

Após a conversa as crianças procuraram em revistas imagens de elementos que compõem a natureza e montaram um cartaz para expor no CEI. Além de identificar esses elementos, as crianças também começaram a manipular a tesoura, que para a idade em que se encontram torna-se um grande desafio, visto que esta é uma atividade que exige concentração e grande esforço manual, muitas crianças apresentaram dificuldade em manusear esse objetivo, mas com estímulo da professora, gradualmente foram controlando os movimentos de seu corpo e aperfeiçoando suas habilidades motoras.

O 2º Período integral explorou e participou de atividades de cultivo de algumas espécies de hortaliças. Em parceria com nossa outra unidade localizada no Costa e Silva, as professoras oportunizaram uma rica troca de experiências e conhecimentos. A professora do 1º Período da Unidade do Costa e Silva enviou para a turma aqui do Jardim Sofia vasos com algumas hortaliças plantadas e uma carta elabora pela turma com orientações de cuidados para um bom crescimento das plantas.
Para agradecer o presente, o 2º Período confeccionou um espantalho para os amigos do outro CEI, a turma ajudou a encher o boneco com retalhos e a enfeitá-lo, também construíram uma carta coletiva de agradecimento e fizeram vários desenhos, enviaram para a turma da Unidade Costa e Silva para que soubessem o quanto gostaram do presente.

Unidade Costa e Silva

A cada dia a preocupação com o “Meio Ambiente” é maior em nosso CEI, esse tema faz parte da nossa matriz curricular, pois acreditamos que através do nosso incentivo às crianças poderão fazer a diferença.

Então, neste mês, as crianças do 1º Período da Unidade Costa e Silva preparam a terra para encher os vasos e após, plantaram as mudas de cebola, alecrim e hortelã. Decoraram os vasos com lindos espantalhos para presentear os amigos do 2º período da unidade do Jardim Sofia, juntamente com uma carta dando as recomendações dos cuidados com as plantinhas.

Após a entrega dos vasos, as crianças do 2º Período da Unidade Jardim Sofia, enviaram uma resposta para as crianças do 1º Período...

E numa bela tarde... As crianças receberam um presente...

A turma ficou encantada com o lindo espantalho em um vaso cheio de mudas de alface!

O que mais chamou a atenção das crianças foram as cartinhas com desenhos realizado pelos amigos, foi muito emocionante vivenciar esta troca de carinho entre as crianças.

Ainda neste mês, no aniversário da nossa cidade, intitulada de “Cidade das flores”, as crianças plantaram mudas de flores para enfeitar o nosso CEI, manusearam a terra e plantaram as mudinhas com todo cuidado, além de estarem enfeitando o CEI, perceberam o quanto é bom este contato com a terra e com elementos naturais, e ainda estão colaborando para que o ar que respiramos seja mais limpo, pois as crianças sabem que as plantas purificam o ar.

As crianças do maternal I, durante o mês de março, trabalharam sobre a conscientização da água e reutilização de materiais recicláveis.

Para ilustrar estes temas, as crianças pintaram a caixa de leite com tinta guache, e após, as professoras finalizaram o material transformando a caixa pintada em um fantoche de jacaré, as crianças brincaram com o jacaré e usaram a imaginação, enquanto brincavam a professora enfatizava o habitat natural do jacaré, e que sem os rios, sem a água que encontramos nos rios, esses animais não sobreviveriam e morreriam, assim não existiriam mais jacarés para que pudéssemos observar e nem para cantar a música que as crianças adoram. Ludicamente os bebês participaram de uma atividade simples, mas com grande potencial intrínseco, conceitos que vão sendo absorvidos aos poucos pelas crianças.

As crianças do maternal II realizaram diversas atividades com o tema em que puderam perceber que alguns materiais podem ser reutilizados ajudando assim na conservação do planeta.

Uma das propostas foi pintar rolos de papel higiênico com tinta guache para que depois enfeitassem a sala construindo móbiles no formato de flores, as crianças viram que não precisam comprar novos materiais para confeccionar itens decorativos, mas que podem reutilizar materiais que tem em casa ou no CEI.

Outra proposta foi a construção de um quebra-cabeça utilizando caixas de leite. As crianças pintaram as caixas utilizando tinta guache e depois a professora colou imagens, finalizando o quebra-cabeça, este é um recurso que além de reutilizar materiais, contribui para o desenvolvimento das crianças, instigando o imaginário, a percepção, o raciocínio lógico-matemático e a coordenação motora ampla, por ser um material maior, proporciona facilidade no manuseio e estimula a coordenação no sentido da manipulação destas caixas.

Esta turma também utilizou garrafas pet para a construção de dois jogos: acerte o alvo e bilboquê. O objetivo destas atividades foram:

- Ampliar a compreensão da importância do meio ambiente e desenvolver hábitos de preservação;

- Permitir a percepção da importância de reduzir e reciclar o lixo;

- Permitir a construção de brinquedos com materiais alternativos.

Acreditamos que é muito importante e necessário trabalhar questões que sejam relevantes e que auxiliem na formação de cidadãos conscientes de seus deveres perante o meio ambiente do qual somos integrantes e participantes ativos. Essa conscientização deve iniciar na Educação Infantil, pois assim desde pequenas as crianças aprendem a cuidar do espaço no qual estão inseridas e contribuem de forma direta na preservação do planeta.

Equipe Querubins

Um comentário:

  1. Meninas parabéns pelo trabalho, saudades de todas, principalmente dos meus pequenos! Beijos Nay

    ResponderExcluir