Linha Pedagógica: Valorização do Ser, sendo que aprender é sinônimo de alegria.

Missão: Oferecer Educação Infantil à crianças de 1 a 5 anos através das propostas pedagógicas baseadas nas necessidades e curiosidades das crianças, indissociando o cuidar e o educar e complementando a ação da família; e os projetos sociais visam proporcionar, às crianças e adolescentes atendidos, condições para inserção social, cultural, esportiva e comunitária contribuindo para sua autonomia.

21 de maio de 2013

Primeiro trimestre 2013 - Unidade Jardim Sofia


ALGUMAS ATIVIDADES REALIZADAS NO PERÍODO.

Durante o mês de fevereiro as crianças e seus pais passaram por um momento muito importante: o período de adaptação. Nesse período, as professoras prepararam atividades e espaços para que todos se sentissem acolhidos, e através de um olhar sensível, as professoras passaram a conhecer as preferências e interesses de cada criança.
A partir do mês de março as turmas já estavam adaptadas ao novo ambiente e os projetos pedagógicos de sala iniciaram: O Berçário II está explorando o projeto “Fazendo arte com o berçário”, com o objetivo de conhecer e sentir novas texturas. O Maternal I está trabalhando “Que sabor tem uma forma geométrica colorida?”, para proporcionar descobertas de diferentes sabores, identificando cores e formas geométricas. Já o Maternal II está trabalhando dois projetos: no período matutino “Os tesouros do nosso planeta terra”, para conhecer melhor os quatro elementos na natureza e no período vespertino "Quantas letrinhas formam o meu nome?”, visando explorar a matemática e linguagem escrita. A Pré-escola no período matutino tem como tema “Conviver e aprender”, com o objetivo principal valorizar a convivência entre as crianças nos espaços coletivos e no período vespertino o projeto Na Terra, no Ar, no Mar, os animais estão em todo lugar!", permitindo que as crianças consigam identificar diferenças e semelhanças entre os animais, estando conscientes de importância dos mesmos para o meio onde vivem
Durante o mês de abril, cada turma continuou realizando as atividades dos projetos pedagógicos, além disso, realizam constantemente as atividades ambientais, através de plantios, reutilizando materiais e aproveitando o contato com a natureza no bosque do espaço “Minha natureza, meu ambiente”.
Jogo da memória confeccionado com caixas de leite e jornal.
As crianças da turma do Maternal I realizaram as descobertas das formas geométricas e criaram desenhos com peças de tangran, desenvolvendo a criatividade. Também construíram um jogo da memória reutilizando caixa de leite, assim desenvolveram a memória, concentração, percepção e reconhecimento de formas e cores. Outra atividade realizada foi em folha sulfite, o objetivo era as crianças colarem as formas geométricas formando a imagem de uma casa e um sol, sendo assim, trabalharam a lateralidade limitando o espaço para colar e a coordenação motora fina manuseando pequenos recortes.

Tangran - estímulo da criatividade, atenção e lógica.

Relação de cores e formas ao formar um cenário, desenvolvimento da atenção,
coordenação motora fina e percepção de cores e formas.

Reconhecimento das partes do corpo a
partir da sua modelagem com massinha.
Além do projeto pedagógico realizado com a turma do Maternal II, a professora está focando na Relação Família e Escola, dessa forma, visa atividades que envolvam a família na execução. Realizaram o esquema corporal, esse é a base para as crianças desenvolverem o desenho sobre si mesmos. As crianças reagiram com tranqüilidade ao tema proposto, inicialmente as crianças formaram duplas, depois uma criança deitava em cima da folha de papel craft para que a outra desenhasse o contorno do seu corpo. Para focar ainda mais o formato do corpo humano, a professora levou para a sala o esqueleto humano de estudos, as crianças manusearam o material pedagógico e identificaram as partes do corpo, visualizando a sua estrutura óssea. Após, realizaram uma atividade utilizando massinha de modelar e palitos de picolé, simulando e formando, com esses materiais, o esqueleto humano. Essas atividades viabilizam à criança o conhecimento da sua história, além de proporcionarem momentos de alegria, fantasia e aprendizagem.

Exploração do contorno do corpo humano,
percepção de suas formas e partes.
Observação do esqueleto, tentativa de reprodução
 através de materiais diversificados.

















Plantação de mudas de morando em garrafas pet,
confecção da horta vertical.


A turma da Pré-escola, período vespertino, realizou atividades de cunho ambiental, com foco voltado às plantas: as crianças assistiram a um vídeo sobre o crescimento das plantas e suas partes, fizeram rodas de conversa acerca do assunto, após fizeram um desenho coletivo sobre o vídeo assistido. Também realizaram o plantio de flores e frutos em floreiras e canteiro. Construíram a horta vertical, confeccionada com garrafas pet, nesta plantaram morangos. As crianças também fizeram a releitura da obra “A flor” de Romero Brito, enfocando o valor das plantas na natureza.
Horta vertical, hortaliças, flores e morangos.

Plantação de mudas no canteiro do bosque.
   No período vespertino, as crianças realizaram atividades voltadas à linguagem escrita: conheceram a história da escrita, fizeram uma exposição de fotos, realizaram atividades de escrita utilizando carvão e beterraba como recursos. Também ouviram a história “O rei Alfabeto” e construíram o alfabeto na sala em que cada criança trouxe algum objeto ou palavra para colocar na letra respectiva, construindo um alfabeto concreto. Também realizaram diversas atividades relacionadas com o seu nome e o nome dos colegas.

Releitura da obra de Romero Brito.
Releitura da obra de Romero Brito.

E ficou assim a flor da 1ª equipe.

E assim da 2ª equipe.
























Enfim, essa foi uma mostra das atividades realizadas com as nossas crianças no decorrer desse trimestre.

Coordenação Pedagógica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário